Desde o SPO 2010, quando assisti a aula sobre ortodontia lingual do Prof. Prieto, percebi que alguns mitos que eu mesmo criei em torno desta técnica eram mesmo apenas mitos. Fiquei aguardando uma oportunidade de fazer um curso mais aprofundado sobre o assunto e recentemente estreitamos os laços com o Dr. Marcos Prieto, com a perspectiva de trazê-lo para o GEORTO.
Achei este artigo publicado na Ortho Science, em 2009 (Orthodontic Science and Practice. 2009; 2(6)) que tem o objetivo expor alguns dos instrumentais específicos e indispensáveis para a clínica em Ortodontia Lingual, esclarecendo ao ortodontista que não se faz necessário um grande investimento para a aquisição dos mesmos, uma vez que são poucos e de relativa simplicidade. Em razão do exposto, novas perspectivas se abrem para que mais profissionais se encantem pela Técnica Lingual, atendendo aos anseios de muitos pacientes que desejam ser tratados com aparelhos invisíveis.
A Ortodontia Lingual foi desenvolvida no início dos anos 70 por Craven Kurz, em Los Angeles - USA. Paralelamente, no Japão, Kinja Fujita publicou o primeiro artigo científico sobre a técnica lingual por ele desenvolvida. Hoje a técnica já é exercida por muitos ortodontistas no mundo todo e alcança novos adeptos a cada dia. Para esse crescente número de aspirantes é importante que haja uma evolução na fabricação de instrumentais que sejam específicos para a Ortodontia Lingual, o que contribuirá para o crescimento da técnica.
Conclusão
Sair da zona de conforto é uma tomada de decisão própria e inerente a cada profissional. Desse modo é lento e gradual o ingresso de profissionais ortodontistas na Téc- nica Lingual. O desconhecimento de quais brackets e ins- trumentais a serem empregados, assim como dos passos mecânicos a serem executados é uma barreira que pou- cos estão dispostos a romper. Acreditamos que este traba- lho tenha contribuído para que alguns dos muitos colegas que almejam trabalhar com a Ortodontia Lingual, se mo- bilizem para tal e dêem o primeiro passo, buscando levar esta técnica encantadora a beneficiar seus pacientes, uma vez que são muitos os que gostariam de ser tratados com uma mecânica ortodôntica 100% estética ou os jovens que poderiam ter mais desenvoltura na prática dos esportes, dispensando protetores bucais enquanto corrigem seus dentes. Também por preservar totalmente o esmalte exter- no dos dentes a Técnica Lingual é muito apreciada pelos pacientes (1 e 4). Portanto, resta ao ortodontista de van- guarda fazer a sua parte. Um bom começo seria buscar o treinamento adequado com profissionais conceituados que já exercem a Ortodontia Lingual ha algum tempo.
Link para o artigo completo em PDF: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !