Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontics, pelos autores Kenichi Sasaguri; Rika Ishizaki-Takeuchi; Sakurako Kuramae; Eliana Midori Tanaka; Takashi Sakurai; Sadao Sato; do Department of Craniofacial Growth & Development Dentistry, Kanagawa Dental College, Yokosuka City - Japão. Mostra um caso interessante de um paciente com artrite reumatóide e um surpreendente efeito após conclusão do tratamento Ortodontico e controle pós contenção, uma remodelação dos condilos com a estabilização da oclusão, impressionante.
Uma paciente com 32 anos de idade japonesa consultou os autores, em uma clínica dentária com o historico de 4,5 anos de artrite reumatóide (AR). Ela queixou-se de dor durante a abertura bucal e dificuldade em comer devido à disfunção mastigatória causada por uma mordida aberta anterior.
Imagens mostraram grave erosão e achatamento de ambos condilos. A Artrite reumatóide estabilizada após terapia farmacológica e tornou-se inativa durante o tratamento ortodôntico que visava reconstruir uma ótima oclusão capaz de promover reposicionamento funcional da mandíbula.
Atualmente, 4 anos e 2 meses pos-contenção, a oclusão reconstituída permanece estável, e ambos condilos continuam a ser remodelados. A distância da posição de referência para a posição de intercuspidação tem diminuído gradualmente ao longo dos 4 anos e no periodo pós contenção.
A terapia Ortodôntica abrangente que reconstrói oclusão e melhora o funcionamento da mandíbula pode induzir remodelação da erosão da condilos, mesmo aqueles com uma história de artrite reumatóide.
Link do artigo na Integra via Angle Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !