ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeitos imediatos esqueletal e deto-alveolar em aparelhos tipo Herbst fixados com coroas ou bandas em má oclusões Classe II 1ª Divisão

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Efeitos imediatos esqueletal e deto-alveolar em aparelhos tipo Herbst fixados com coroas ou bandas em má oclusões Classe II 1ª Divisão


Neste artigo de 2008, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Gregory A. Barnett; Duncan W. Higgins; Paul W. Major; Carlos Flores-Mir; da Orthodontic Graduate Program, Faculty of Medicine and Dentistry, University of Alberta, Edmonton, Alberta, Canadá; Faz um estudo comparativo entre dois tipos de fixação Herbst, com coroa metálica ou com banda e mudanças dento esqueléticas produzidas por tais sistemas.

Este estudo foi feito com intuito de avaliar as alterações dentárias e esqueléticas produzidas pela iserção do aparelho tipo Herbst com coroa ou bandamento Herbst no crescimento em casos de maloclusão Classe II 1ª Divisão.

Várias bases de dados eletrônicas foram pesquisados com a ajuda de um bibliotecário especializado em ciências da saúde, sem limitação linguagem. Os resumos que surgiram para preencher o criterio de seleção inicial (Herbst uso clínico e experimental) foram selecionados, por consenso, e os seus artigos originais foram então obtidos. Para os ensaios clínicos foram selecionados cefalogramas laterais que eram utilizados para avaliar mudanças imediatas esqueléticas e dentárias a partir da utilização do aparelho tipo Herbst fixado por Bandas ou coroas.

Apenas três artigos satisfizeram os critérios de seleção. Proclinaçõs anteriores e movimento dos incisivos inferiores, redução do overjet e melhoria da relação de primeiro molar e movimento dos primeiros molares, redução do ângulo ANB, e um aumento no angulo do plano mandibular foram relatados. Houve resultados mistos quanto ao comprimento e posição sagital mandibular e aumentos na altura inferior da face, tanto anteriormente quanto posteriormente. Mudanças estatiscamente não foram significativas constatadas no comprimento sagital ou na posição esquelética da maxila.

Mudanças dentarias tiveram mais impacto do que as alterações esqueléticas na correção das má-oclusões de Classe II 1ª Divisão com a coroa ou bandamento, nos aparelhos tipo Herbst.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

3 comentários:

  1. Grande dr Marlos, qual a valia deste aparelho em casos de pacientes que ja tiveram seu pico de crescimento terminado? seria só movimentos dentarios e alveolares ou ele ajudaria tambem o reposicionamento mandibular pois esta sendo usado na curva descendente de crescimento,
    obrigado pela atençao,

    ResponderExcluir
  2. Tbonatto, andava sumido, que bom que voltou, acho que como todo aparelho "propulsor" mandibular. O ideal de se usar o Herbst é no inicio do surto de crescimento.

    ResponderExcluir
  3. pois é,,,tava meio off line, devagar na net, mas agora vou dar uma fuçada no que ja foi postado, um abraço e força aí.

    ResponderExcluir

Participe !