Neste artigo de 2009, publicada pela Angle Orthodontist, pelos autores Tom Wierzbicki; Tarek El-Bialy; Saleh Aldaghreer; Guang Li; Michael Doschak; da Universidade de Alberta, Edmonton, Alberta, Canadá. Mostra a eficiência e perfeição da micro tomografia em casos de reabsorção radicular.
O artigo mostra umestudo que visou estabelecer um protocolo para avaliação da reabsorção radicular ortodonticamente induzida dentaria (OITRR) em pré-molares humanos utilizando micro-tomografia computadorizada.
Dez primeiros pré-molares superiores extraídos foram obtidos de oito pacientes adolescentes saudáveis; cinco destes pré-molares foram extraídos antes de qualquer movimento ortodôntico aplicada a eles, e os outros cinco pré-molares foram envolvidos no tratamento ortodôntico sem extração por 1 ano antes do planejaamento de tratamento e depois conduzido ao tratamento com extração.
Foi utilizada reconstrução com imagens digitalizadas, que mede os principais parâmetros de lacunas de reabsorção, incluindo o número, volume e profundidade em cada superfície, assim como sua extensão corono-apical.
O tratamento ortodôntico levou a um número significativamente maior de reabsorção radicular com volumes de lacunas, número, profundidade máxima, e extensão corono-apical, bem como em áreas de desmineralização de dentina subjacente às lacunas de reabsorção do que nos pré-molares em condições normais.
O estudo estabelece um protocolo para avaliar quantitativamente OITRR e disponibilizou um método para prever novas reabsorções baseado em desmineralização de dentina.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
http://www.angle.org/anglonline/?request=get-document&issn=0003-3219&volume=079&issue=01&page=0091
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !