ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: As diferenças de gênero na Maloclusão Classe III

quarta-feira, 27 de maio de 2009

As diferenças de gênero na Maloclusão Classe III



Neste artigo de 2005, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Tiziano Baccetti; Brian C. Reyes; James A. McNamara Jr; Department of Orthodontics, Universidade de Florença, Florença, Italia; Thomas M. Graber Department of Orthodontics and Pediatric Dentistry, School of Dentistry, University of Michigan, Ann Arbor - Michigan - Estados Unidos na America. Mostra um estudo interessante com uma grande amostragem sobre a classe III e suas particularidades em relação ao genero dos pacientes.

Este estudo avaliou as diferenças entre sexos no registro cefalométrico de uma amostra de grande escala transversal de caucasianos com má oclusão Classe III, em diferentes idades de desenvolvimento.

O objetivo foi fornecer uma média também relacionadas com a idade e sexo dos dados relacionados com as medidadas craniofaciais na Classe III de casos não tratados que são utilizados como referência no diagnóstico avaliação do paciente com desarmonia de classe III.

A amostra analisada consistiu de 1094 registros cefalometricos laterais pré-tratamento (557 do sexo feminino e 537 do sexo masculino), de individous Cáucasianos Classe III. A faixa etária para o sexo feminino foi entre três anos e seis meses a 57 anos sete meses. O grupo masculino variou de três anos três meses a 48 ano cinco meses. Doze grupos etários foram identificados. Maturidade esquelética, em diferentes períodos idade. Também foi determinada utilizando a fase de maturação vertebral cervical. Diferenças entre os gêneros para todas as cefalométrica variáveis foram analisadas utilizando parametros estatisticos.

Os resultados do estudo indicaram que a má oclusão Classe III está associada com um significativo grau de dimorfismo sexual em parâmetros craniofaciais, especialmente a partir da idade de 13 anos em diante. Indivíduos do sexo masculino com maloclusão de Classe III presente com significativamente maiores dimensões lineares da maxila, mandíbula, e alturas anteriores faciais quando comparada com a do sexo feminino durante a circumpubertal e pós - períodos.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Um comentário:

  1. Oi, tenho máoclusão classe III, mas não quero me submeter a uma cirurgia.
    Haveria outro tratamento neste caso que corrigisse o sorriso?

    ResponderExcluir

Participe !