ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Estudo da Interface da estrutura localizada entre os mini-implantes de titânio e tecidos periodontais

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estudo da Interface da estrutura localizada entre os mini-implantes de titânio e tecidos periodontais





Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Jaqueline Carvalho Rinaldi; Victor E. Arana-Chavez; da Divisão de Biologia Oral, Faculdade de odontologia, Universidade de Sao Paulo, São Paulo, Brasil. Mostra um estudo com microscopia e cortes histológicos de tecidos periodontais de ratos proximos aos mini implantes ortodonticos.

O objetivo deste estudo foi descrever uma ultra-estrutura da interface entre tecidos periodontais e os mini-implantes de titânio em mandíbula de ratos.

Mini-implantes de titânio foram colocados entre as raízes vestibulares de primeiros molares inferiores de 24 ratos adultos. Após 21, 30, 45, 60, 90 e 120 dias de implantação, a porção mandibular foi removida e fixada em tampão cacodilato de glutaraldeído a 2% + 2,5% de formaldeído. O material foi descalcificado e processado para se realizar varredura e microscopia eletrônica de transmissão.

A análise ultraestrutural revelou uma fina camada de cemento, como às vezes mais após a implantação nas áreas em que o ligamento periodontal entrou em contato com o implante.

O osso alveolar e o ligamento periodontal se reorganizaram, bem como os seus componentes ao redor do implante, e uma fina camada de cemento-like foi formada em tempos mais longos após a implantação nas áreas em que o ligamento periodontal entrou em contato com o implante.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Um comentário:

Participe !