Nesta monografia de 2008, apresetada no Curso de Especialização Acadêmica em Ortodontia do Centro de Educação Continuada da Academia Cearense de Odontologia, outorgado pela Universidade Estadual do Ceará , pela autora JADE BARBOSA MARTINS BANDERIER, coordenada pela Profª. Patrícia Leal Dantas Lobo; Fortaleza - Ceará. Mostra meios e formas para controlar dores durante a terapia ortodontica.
O controle da dor durante o tratamento ortodôntico é um desafio a ser vencido pelos ortodontistas. Sabe-se que a dor referida após instalação e ajustes dos aparelhos ortodônticos é muito alta, muitas vezes sendo motivo de abandono do tratamento por parte dos pacientes, principalmente em adultos.
Existem vários métodos para minimizar a dor dos pacientes, métodos não farmacológicos, como a hipnose, a aplicação de laser de baixa potência, a acupuntura, o uso de estimulador elétrico nervoso transcutâneo (TENS) entre outros, e o método farmacológico, que é o mais difundido entre os profissionais. No entanto, o uso de antiinflamatórios durante o tratamento ortodôntico pode interferir na movimentação dentária, visto seu mecanismo de ação ser a inibição da síntese das prostaglandinas, que são as responsáveis pelo processo de reabsorção óssea e movimentação dos dentes conseqüentemente.
Nesta revisão de literatura foi possível concluir que o acetaminofeno não age principalmente inibindo a síntese de prostaglandinas, logo seria o fármaco de escolha por não interferir na movimentação dentária ortodôntica. Há, ainda, a necessidade de maiores pesquisas científicas a
respeito dos métodos de controle de dor durante o tratamento ortodôntico para a formação de protocolos seguros.
respeito dos métodos de controle de dor durante o tratamento ortodôntico para a formação de protocolos seguros.
Link do artigo na integra via site mustapha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !