Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Estudo da Interface da estrutura localizada entre os mini-implantes de titânio e tecidos periodontais
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Influência da Disfunção Temporomandibular Muscular nas Alterações da Qualidade Vocal
essa forma de comunicação.
observou-se a interface dos movimentos mandibulares e as funções estomatognáticas de mastigação e fonoarticulação; relacionou-se as alterações da DTM muscular com as alterações da qualidade vocal e salientou-se a importância da intervenção do terapeuta da fala no paciente com DTM muscular.
Quanto aos tipos de DTM muscular, enfatiza Zarb, a queixa mais comum da mialgia é “a dor imprecisamente localizada, piorada pela função e associada à sensibilidade, à palpação em um ou mais locais do músculo”. A palpação durante o exame da ATM geralmente inclui a análise dos músculos e das articulações envolvidos na dor ou sensibilidade relatada.
Douglas descreve a voz como a produção de um som primário ou fundamental pela laringe e suas modificações através da ressonância do ar nos vários espaços localizados entre a laringe e os lábios.
Bianchini, na sua pesquisa sobre a articulação temporomandibular, destaca as implicações e possibilidades terapêuticas em relação à fonoarticulação, pois encontrou muitas distorções e disfonia nos pacientes com DTM, principalmente quando existe sintomatologia mais intensa. Ainda neste sentido, percebe-se que as alterações da fonoarticulação têm significativa relação nos casos de redução de amplitude articulatória acompanhada por movimentos mandibulares compensatórios como protrusivo ou em lateralidade.
As alterações dos movimentos mandibulares e das funções estomatognáticas são frequentes a partir das condições desfavoráveis, uma vez que, a articulação tem necessidade de suportar e acomodar as adequações cervicais, musculares e oclusais. Nesse processo quando ocorrer excesso de adaptações funcionais poderá desencadear alterações na voz. Logo, a influência da DTM muscular ocorrerá quando houver o impedimento dos movimentos mandibulares influenciando no movimento laríngeo.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Ertty Bracket
Permitir movimentos dentários de inclinações individuais (paralelismo radicular);
Possibilitar movimentos de intrusão e extrusão (sem dobra de fios);
Reduzir a necessidade de recolagem de “brackets” (menos desgaste no esmalte);
Minimizar as forças por elemento dental (permitir movimentos individualizados e progressivos a cada elemento);
Estas forças serão diluídas devido à pequenas movimentações de cada “bracket” por sessão;
Diminuir o desconforto (dor) para o paciente;
Diminuir o risco de reabsorção radicular e óssea;
Admitir iniciar o tratamento com fios de maior calibre (redução quantitativa de fios);
Diminuir o uso de elásticos verticais;
Poderá ser utilizado em qualquer prescrição (slot / torque);
Diminuir o tempo de atendimento;
Diminuir o tempo total de tratamento.
Abaixo o link para um filme com os detalhes do sistema.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Atendimento multidisciplinar do paciente ortodôntico com epidermólise bolhosa
Mais de 20 subtipos são descritos e classificados como forma simples, juncional ou distrófica, de acordo com o tipo de padrão genético, distribuição regional, aparência individual das lesões, achados ultra-estruturais e imunohistoquímicos. De prevalência relativamente comum, exceto a forma juncional progressiva, inicialmente descrita por Gedde-Dahl, com apenas 18 casos na literatura.
domingo, 18 de abril de 2010
Pensamento da Semana
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Complicações no tratamento cirúrgico da deficiência transversa do osso maxilar
Dentre as deformidades faciais existentes, as deformidades transversas do osso maxilar são as mais recorrentes. A defi ciência transversa de maxila só apresentará características estéticas quando associada a deformidades ântero-posterior. A má oclusão pode ser do tipo classe I, II ou III e está sempre caracterizada pela mordida cruzada lingual superior.
COMPLICAÇÕES TRANSOPERATÓRIAS
. Recidiva
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Jat Bracket
. Aumenta a área de contato com a malha
. Não utiliza cabine protetora para o trabalho
. Não é necessário segurar o bracket com as mãos para o jateamento
. O processo de remoção da resina é feita por Óxido de Alumínio (90-125 microns)
. A face jateada do bracket deverá ser somente a malha de contato, por isso o brilho das outras
. É jateado 1 bracket por vez, fixado na haste fixadora, com auxilio de cera 7
. Instalação do equipamento por conta do cliente (o produto vem acompanhado de um "T" para
. Tipo de óxido: 90 a 125 microns
. P. Liquido : 937 grs
. Dimensões: 23 x 17,5 x 25,5 cm
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Simulação computadorizada do perfil facial em cirurgia ortognática: precisão cefalométrica e avaliação por ortodontistas
com maiores chances de melhoria estética na Odontologia. Apesar da importância da correção de problemas funcionais, é marcante a preocupação de ortodontistas, cirurgiões e pacientes em relação às modificações faciais pós-cirúrgicas. Isto fez com que se buscassem métodos capazes de prever e visualizar a forma e o posicionamento das estruturas moles da face, principalmente nariz, lábios e mento, após procedimentos cirúrgicos.
os movimentos cirúrgicos sejam realizados em computador, proporcionando traçados cefalométricos com diferentes opções de tratamento.
Este último método, conhecido também como video imaging, apresenta algumas vantagens descritas na literatura, como melhorias na visualização e no entendimento dos objetivos do tratamento pelo paciente. O apelo visual da simulação computadorizada pode suprir as deficiências do profissional na apresentação do caso ao paciente, que antes era realizada com o auxílio de traçados cefalométricos, modelos de estudo e fotografias de outros pacientes tratados, de difícil entendimento para um leigo. Além disso, a possibilidade de se realizar planejamentos ortocirúrgicos com maior facilidade e precisão tornou este método mais utilizado e estudado nos últimos dez anos.
a 75,42 para o nariz. A qualidade das imagens predictivas não apresentou diferenças significantes
em relação às alterações verticais.
diretamente a outra, sugerindo que outros fatores, como falhas inerentes aos procedimentos digitais do programa, características individuais dos pacientes e problemas de padronização fotográfica estiveram envolvidos no processo de predição computadorizada.
http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n5/a10v12n5.pdf
domingo, 11 de abril de 2010
Pensamento da Semana
sábado, 10 de abril de 2010
CONTROLE DA DOR DURANTE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO
respeito dos métodos de controle de dor durante o tratamento ortodôntico para a formação de protocolos seguros.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Influencias nas caracteristicas psicológicas durante o tratamento ortodontico pré-cirurgico
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Tensão nas áreas de compressão do ligamento periodontal durante o movimento ortodôntico. E os binômios?
alveolar tenderá, pela sua elasticidade, a gerar tensão, ou estiramento, ou a esticar algumas estruturas fibrosas, vasculares e celulares de permeio a uma predominante ação de forças compressivas. Em modelos matemáticos, como o método do elemento finito utilizado por Cattaneo, Dastra e Melsen, em 2005, foi possível detectar estas forças de tensão nas áreas de compressão periodontal, mesmo que pequenas, interrompidas ou em pequenos espaços ou arcos.
O movimento simulado foi no sentido linguovestibular ao nível cervical das raízes.
O mesmo raciocínio pode se aplicar ao lado de tensão: o ligamento promoverá a aposição óssea para reduzir a espessura periodontal, pois as suas fibras e células estarão estiradas.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
O aparelho quadrihélice (Quad-helix) e suas variações
um adicional de fio que varia de 40 a 50mm. Tal modificação teve o propósito de suavizar a magnitude de força e promover, desse modo, uma ação mais contínua (devido ao maior alcance de ativação pelo fato de o fio ser mais longo), bem como uma série de outras modificações, que serão descritas neste artigo. Ele é fabricado com fio elgiloy azul .040”, da Rocky Mountain Orthodontics (EUA) e, para maior conforto do profissional ou técnico de laboratório, dever ser confeccionado com o alicate 065 da marca Orthopli (EUA).
http://www.scielo.br/pdf/dpress/v11n2/a16v11n2.pdf