Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Suruchi Jain; Ashima Valiathan; do Department of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Manipal College of Dental Sciences, Mangalore, Karnataka, India e do Department of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Manipal College of Dental Sciences, Manipal, Karnataka, India; Adjunct Professor, Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio; Mostra o real efeito da extração do pré molar e sua intima relação com o grau de inclinação do 3º molar.
Para comparar as variações angulares no desenvolvimento em ambos terceiros molares mandibular a exodontia dos primeiros pré-molares e casos sem extração e para determinar se a extração do pré resulta em um movimento mais mesial do segmento posterior mandíbular e mudanças favoráveis na rotação da mandíbula e na inclinação do terceiro molar, que pode causar melhora depois da erupção dos terceiros molares.
Foram feitas tomadas radiograficas panorâmicas pré-tratamento (T1) e pós (T2) de 25 indivíduos que tinham sido tratados com extração de todos os primeiros premolares e 25 indivíduos que tinham sido tratados sem extração. Um plano horizontal de referência foi utilizado para medir e comparar as mudanças nos ângulos da mandíbula e o desenvolvimento dos terceiros molares.
A média de nclinação dos terceiros molares mandibulares visto no grupo de extração foi de 8,2 a 5,4 graus no lado esquerdo e de 6,3 a 6,5 graus no lado direito, após o tratamento. Para o grupo sem extraçao a diferença média foi de 1,3 a 4,3 graus à esquerda e de 1,7 a 5,4 graus no lado direito. Houve uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
As extrações de pré molares tiveram uma influência positiva sobre o desenvolvimento da angulação dos terceiros molares. A terapia sem extração não teve quaisquer efeitos adversos.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !