Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelas autoras Minna Ehrnrooth; Heidi Kerosuo; da Vaasa Central Hospital, Vaasa - Finlandia e do Institute of Dentistry, University of Turku, Finlandia; Institute of Clinical Dentistry/Faculty of Medicine, University of Tromso, Tromso - Noruega. Mostra um caso de alergia severa numa paciente de 34 anos, em função do uso de um disjuntor maxilar.
Embora o níquel seja a causa mais comum de contato alérgico, contendo em aparelhos ortodônticos, o niquel raramente causa reações adversas que resultaram em interrupção do tratamento. Relatamos um surto de dermatite na face e pescoço de uma paciente adulta do sexo feminino após a colocação de um aparelho de expansão rápida maxilar (ERM). Porque a suspeita da paciente ter alergia ao níquel, e sua tolerância ao material do aparelho foi testado antes do tratamento por cimentação intraoral das bandas em quatro dentes durante uma semana.
Não foram observadas reações visíveis adversas durante o ensaio. Uma semana após a cimentação do aparelho ERM , a paciente relatou forte comichão do rosto vermelho e uma erupção cutânea. O exame clínico mostrou um eritema papuloso pruriginoso na face e pescoço. Não foram observadas reações ou sintomas intraorais.
O aparelho ERM foi removido, e os sintomas desapareceram em 4 a 5 dias. A paciente foi encaminhada para um teste de contato ao níquel, que deu um forte resultado positivo. Paciente de potenciais reações alérgicas deverão ser diagnosticados com cuidado, e seu possível impacto relativa à continuação do tratamento deve ser avaliada em conformidade.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
.
Quais os sintomas que uma pessoa pode apresentar em caso de alergia ao aparelho fixo de aço inoxidável? Caso apresente alergia seria aconselhável a substituição por um aparelho níquel-free?
ResponderExcluir