ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: OrthoCem - Avaliação

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OrthoCem - Avaliação

Utilizar um novo material quando não se tem muitos problemas e gosta daquele que está usando é muito difícil. Afinal: "Por que mexer em time que está ganhando?"1

Quem acompanha este Blog sabe que não ganhamos nada para postar produtos. A intenção é apenas trazer à discussão o que encontramos e achamos interessante. Compartilhar tem sido a nossa grande bandeira. Sei que muitos leitores já conhecem ou até já estudaram todas as resinas do mercado, mas muitos outros não. Para estes nossas considerações:

Neste último congresso da SPO recebi de brinde uma bisnaga de ortocem, da FGM. Ao chegar no consultório, escolhi uma paciente para experimentar.

Primeiro tenho que falar sobre a sua característica que é mais utilizada no seu departamento de marqueting: Não é necessário a etapa de aplicar o primer. Este já vem incorporado. Isso significa que a colagem tem um ganho importante de tempo.


Achei a consistência muito interessante, pois escoa bem quando pressionada, mas tem uma viscosidade que não deixa o braquete sair da posição enquanto polimeriza.


Outra coisa que achei interessante é que se, por acaso, contaminar o dente adjacente ao que está colando, basta lavar e secar com a seringa tríplice. Rápido e prático.



E, é claro, apliquei força logo após a colagem sem nenhuma intercorrência.


O que o fabricante fala:

OrthoCem é um adesivo/cimento fotopolimerizável para colagem de bráquetes ortodônticos feitos em policarbonato, metal e cerâmica. O produto apresenta cura fotoativada, permitindo ao profissional total controle da colagem do bráquete e a instalação imediata do arco ortodôntico.

Uma grande vantagem no âmbito clínico é a apresentação monocomponente do produto. O primer já está incorporado ao adesivo na mesma seringa, diminuindo um passo clínico e conseqüentemente facilitando e agilizando o procedimento. Deste modo, é necessário somente o condicionamento ácido em esmalte, lavagem e secagem e posterior aplicação do produto no bráquete para sua cimentação.
OrthoCem apresenta resistência adesiva balanceada, idealizada para ser suficiente para resistir à solicitação mecânica da terapia ortodôntica porém não ser excessivamente adesivo que dificulte sua remoção ao final do tratamento. Adicionalmente, sua viscosidade permite fácil posicionamento dos bráquetes e sua capacidade de resistir à variação de cor ao longo do tempo traz um benefício estético significante.


Site do fabricante:


http://www.fgm.ind.br/pt/produtos/index.aspx?categoria=pct_7&produto=prd_45


Passo a passo :
http://www.fgm.ind.br/pt/produtos/index.aspx?categoria=pct_7&produto=prd_45&menu=4



1. Expressão usada no Brasil que faz referência a equipes de futebol. Se a equipe está ganhando, o técnico não deve substituir jogadores.

Wendel Shibasaki

5 comentários:

  1. e o preço.??
    qto tempo dr,,,
    nunca mais deixei recados,,,mas sempre que possivel estou dando umas espiadinhas,,,,
    flw um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá ! Desculpe não ter colocado preço. Na verdade, como não vendemos produtos, fica meio complicado colocar preços. A intenção foi apenas fazer um review da resina. Aliás, não a comprei. Ganhei uma amostra no SPO 2010. Mas, após sua pergunta, verifiquei em uma dental on-line que está a R$57,00, uma bisnaga com 4 gr. O preço pode variar.
    Um abraço e continue comentando as
    Postagens. Isso a faz ficar mais informativa. Obrigado,

    ResponderExcluir
  3. Também já usei e gostei! Tive alguns casos de descolagens, mas por abuso por parte do paciente (alimentos duros) ou em decorrência talvez da técnica na hora da colagem!O custo benefício é muito interessante em relação ao transbond que sempre usei!

    ResponderExcluir
  4. É isso Juan F B! Obrigado por deixar seu depoimento. São os comentários que fazem a gente saber que não estamos falando ao vazio.

    ResponderExcluir
  5. Fiz o teste. Gostei. Colei braquetes nacionais de primeira e segunda linha e importados (autoligados). Colei, salvo engano, uns 90 acc. Ainda não houve recolagem. Gostei da sensação na hora da colagem: o braquete não fica " dançando" na superfície do dente, o que da mais precisão e firmeza na hora da colagem.Outro detalhe que percebi, foi quanto a contaminção da area a ser colada, se " molhar" basta lavar e secar novamente e não precisar recondicionar a superfície. Quanto a redução do tempo de cadeira, acho que a melhor opção seria o adesivo autocondicionante. Vale a pena fazer as contas da redução do tempo e os custos de cada produto para saber qual seria a melhor opção. Alguém sabe?

    ResponderExcluir

Participe !