Neste artigo de 2004, publicado na Angle Orthodontics, pelo autores Ariane Hohoff; Thomas Stamm; Ulrike Ehmer; do Westphalian Wilhelms University, Muenster - Alemanha. Comparam através de um questionário, a forma de colagem que torna mais "confortável" o tratamento com Ortodontia Lingual.
Usando um questionário padronizado, 41 pacientes (12 homens, 29 mulheres, idade média de 31,5 +- 12,1 anos) foram entrevistadas sobre suas sensações subjetivas de conforto oral, manuenão das várias funções orais, e a atuação profissional antes da aplicação indireta dos braquetes linguais, no prazo de 24 h após aplicação (T1), e três meses depois (61 semanas) (T2).
Em 22 dos 41 pacientes, os braquetes foram posicionados com a técnica de colagem equalizada de espessura específica (BEST grupo) e em 19 pacientes foram feitas colagens pelo metódo de posicionamento por Transferência Optimizado (TOP grupo).
Apesar da adaptação positiva, os pacientes em ambos os grupos relataram ainda uma deficiência significativa no espaço para língua, bem como no grupo T2, ocorreram significativamente mais lesões freqüentes de língua. O grupo BEST foram significativamente mais frequentemente afetados por estes problemas do que o TOP grupo.
No grupo T2, a posição da língua também foi classificado como alterado significativamente, mais frequente no gurpo BEST que no grupo TOP. Apesar de ser a melhor técnica de posicionamento, leva a uma maior incapacidade de conforto oral, que a técnica TOP.
Em ambas as técnicas, tinha uma necessidade de se passar informações detalhadas aos pacientes, sobre a extensão e a duração do descomforto provocado pelos braquetes linguais.
Link do artigo na Integra via Angle Orthodontics:
Que esforço que os marketeiros fizeram para arranjar esse acrônimos!!! (BEST x TOP) Aahhahaha
ResponderExcluirÉ verdade!!!hehe
ResponderExcluirMas é um artigo util pra minha tese!
Belo post.