quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Pensamento da Semana
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL !!!
Agnes M. Pharo
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
FERIAS !!!
Marlos Loiola
sábado, 18 de dezembro de 2010
configurção ideal de força em Mini implantes palatinos
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
DENTES COM DILACERAÇÃO RADICULAR: REVISÃO DE LITERATURA E APRESENTAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO
Pode-se definir dilaceração como uma curvatura anormal entre a coroa e a raiz de um dente completamente desenvolvido.Essa anomalia de desenvolvimento é atribuída a um distúrbio de formação podendo ocorrer tanto na coroa quanto na raiz, onde a parte já calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada. A angulação acentuada na raiz ou na coroa de um dente formado pode ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular (porção apical, média ou cervical), dependendo do estágio da formação radicular, quando ocorrido o trauma. O termo dilaceração dentária pode ainda ser encontrado na literatura como acotovelamento dentário, fratura traumática intrafolicular e luxação traumática intrafolicular.
Como fator etiológico geral atribui-se o trauma dos dentes decíduos, que por sua proximidade com o germe permanente pode provocar seu deslocamento durante a odontogênese, deslocando a parte já calcificada do restante não calcificado, do dente em formação. Entretanto, isso é controverso, pois muitos pacientes não relatam história de trauma na infância e essa deformidade já foi observada em pacientes com agenesia dos dentes decíduos. Além do trauma na dentição decídua, acredita-se também que o tecido de cicatrização, desenvolvido após a perda prematura de um incisivo decíduo, possa ser um obstáculo para a erupção normal do permanente sucessor, o qual altera sua trajetória normal de erupção ocorrendo a dilaceração. Encontra-se citação de pressão exercida por abcessos comprimindo a área radicular de dentes que estão evoluindo na proximidade destes processos inflamatórios. Alguns autores concluíram em seus estudos que a dilaceração se deve simplesmente ao desenvolvimento ectópico do germe do dente permanente.
Um dos primeiros sinais clínicos de dilaceração é observado na erupção de apenas um incisivo central, sem acometimento semelhante com relação a seu homólogo. O forte impacto causado pela ausência clínica do incisivo central superior permanente sobre a estética, nos obriga a refletir sobre a intervenção ortodôntica precoce, ainda na dentadura mista, com o objetivo de compor a harmonia do sorriso.
Dois tipos de dilaceração radicular são descritos: dentes malformados com angulação vestibular da raiz, os quais ficam geralmente impactados e dentes com angulação lateral da raiz que em sua maioria erupcionam espontaneamente1. A terapêutica atribuída a dentes impactados e dilacerados pode ser a exodontia do dente, ou ortocirúrgico, o qual envolve a exposição cirúrgica do dente não erupcionado e o seu tracionamento ortodôntico.
Duas técnicas cirúrgicas usadas para o tracionamento de dentes impactados são citadas na literatura: a técnica do retalho gengival reposicionado apicalmente e a técnica do retalho reposicionado em sua posição original. Dessas duas, a segunda tem oferecido melhores resultados tanto do ponto de vista periodontal quanto estético.
Com relação ao tracionamento ortodôntico, alguns cuidados devem ser tomados, como a utilização de forças suaves, para não comprometer a vitalidade do dente e a perda de osso na região cervical, obtendo ao final do processo, além do sucesso uma estética agradáve. A taxa de sucesso para o tratamento destes dentes impactados e dilacerados depende do grau de dilaceração, da posição do dente e do estágio de formação radicular do mesmo. Uma raiz dilacerada com ângulo obtuso, posição baixa e incompleta formação radicular teria um melhor prognóstico para tracionamento ortodôntico. Os insucessos para este tipo de tratamento se deve, principalmente, a processos de anquilose, reabsorção radicular externa e exposição radicular vestibular ou lingual após tracionamento ortodôntico.
CONCLUSÃO
• No caso clínico relatado, obteve-se um bom resultado clínico e funcional do incisivo central dilacerado após o tracionamento.
• O tratamento combinado ortodôntico-cirúrgico de dentes com dilaceração radicular é uma alternativa viável e deve ser tentado sempre que possível, pois na maioria das vezes envolve a estética.
• A exodontia do elemento dental dilacerado apresenta-se como uma postura radical que resultará num tratamento reabilitador futuro para o paciente. O planejamento sempre possível deve ser o tracionamento do dente para a posição correta dentro do arco dentário.
• A exodontia, apesar de radical, não deve ser descartada nos casos onde a falta de espaço irá requerer a remoção de um elemento dental saudável.
Link do artigo na integra via RevistaSPO:
http://www.ortodontiaspo.com.br/SPO-V.40-n.3/V.40-n.3%20(6).pdf
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Entrevista - Dr. Adriano Marotta Araújo
Marlos Loiola - Dr. Adriano, nos fale da sua formação acadêmica, publicações, trabalhos ao qual esta envolvido.
Dr. Adriano Araujo - Sou especialista, mestre e doutor em Ortodontia pela Unesp Araraquara e pós-graduado na Baylor College of Dentistry, Dallas, Tx. Minha linha de pesquisa e cursos são: Cirurgia Ortognática, Arco Segmentado, Crescimento Craniofacia, Técnica Lingual e Gestão de Serviços.
Marlos Loiola - Você é um dos autores do Livro Manual de Orientação aos paciente com vistas à Cirurgia Ortognática da Editora Dental Press. Qual a importância deste trabalho para o Ortodontista, cirurgião e na relação com o paciente?
Dr. Adriano Araújo - Esta foi uma obra feita em familia com meu irmao e pai Drs Marcelo e Antenor Araujo respectivamente. Foi criada para facilitar a comunicação entre o ortodontista e o paciente que será submetido à cirurgia ortognática. Em poucos minutos, por um custo super baixo, sem computador ou outras ferramentas, o profissional consegue explicar o tratamento ortodôntico-cirúrgico passo a passo. Muito útil também para casos de compensação dentária de problemas esqueléticos. Mais infos do livro no artigo presente no link abaixo no meu Blog Dental Press
http://dentalpress.com.br/blog/adrianomarotta/files/2010/08/01.pdf
Dr. Adriano Araújo - Realmente uso muito os PRINCÍPIOS da técnica do Arco Segmentado de Charles Burstone (inclusive até traduzi cursos dele no Brasil). Trabalhar em Ortodontia procurando e evitando os efeitos colaterais dos nossos dispositivos é uma das principais lições que tirei da técnica. Obviamente não trabalho com a técnica pura no dia a dia, mas inevitavelmente trabalho com alguns acessorios da técnica nos casos mais complexos e diariamente no diagnóstico diferencial proposto por ele e pela Dra Birte Melsen.
Dr. Adriano Araújo - Toda empresa precisa ter um envolvimento social na sua região. Faz bem para todo mundo. Tenho um projeto social “Ortodontia do Século XXI” ver post link http://dentalpress.com.br/blog/adrianomarotta/2010/10/23/trabalho-voluntario-eh-bom-e-pega-bem/#comments e também criei um Grupo de Empresas da Saúde para fazer trabalho social de forma mais organizada. Chama-se Grupo One Prime http://dentalpress.com.br/blog/adrianomarotta/2010/11/03/grupo-one-prime-trabalho-social/
Acredito que fazer trabalho voluntário faz mais bem para nós mesmos do que para os carentes. Se organize e faça alguma coisa. Garanto que a recompensa virá em todos os sentidos. Acredite em mim.
Marlos Loiola - Na Orthoi, você preconiza um protocolo de atendimento e de tratamento diferenciado para os pacientes que o procuram. Você se embasou em clinicas americanas e européias. Você poderia nos falar de alguns diferenciais que você emprega?
Dr. Adriano Araújo - Quando voltei dos Estados Unidos, em 2003 finalizei meus estudos e criei e registrei a Ortho “i” . Ortho de Ortodontia e i de Inteligente. Um sistema inteligente de tratamentos ortodônticos. Principal diferencial: tratamentos rápidos (menos de 2 anos), alta produtividade (consultas a cada 8 ou 10 semanas), aparelhos modernos (colagem indireta, autoligados e Lingual) e sistema eficiente de cobrança e pagamentos (preço fechado). Da primeira consulta até o marketing, tudo tem uma sequência correta e cuidadosamente aplicada. Divido um tratamento em 7 fases. A primeira consulta da maneira que a executo é fundamental. Mas a grande vantagem no meu ponto de vista é manter seus rendimentos e trabalhar somente 3 dias por semana (não trabalho de sexta-feira há mais de 10 anos, por opção). Sem contar que com esse sistema você pode tirar férias e continuar recebendo normalmente. Mais infos: http://www.orthoi.com/
Marlos Loiola - Você dá um treinamento focalizando principalmente Sistema Inteligente de Tratamentos ORTHOi de Alta Produtividade. Qual importância de sair de um antigo método de atendimento, para protocolos realizados pela Orthoi?
Dr Adriano Araújo - A maioria dos ortodontistas trabalham da mesma maneira há quase 30 anos. Trocam borrachinas, colocam bandas, colam brackets um por um, cobram mensalidades e não possuem um plano estratégico de gestão e marketing. Se você entrar em uma banco hoje e comparar com um dos anos 80 vai ver que muita, mas muita coisa mudou. Ou ligar um computador hoje e 10 anos atrás. A Ortodontia também mudou, o Mundo também e o Brasil nem se fala. Trabalhar assim nos dias de hoje é quase um suicídio. Venho modelando meu sistema da trabalho há 8 anos. Usei da experiência internacional e adaptei minha estrutura e serviços para o dia de hoje. Tenho certeza que em poucos anos todo mundo estará trabalhando como a Orthoi trabalha hoje, não foi uma invenção, somente uma adaptação e necessidade. Os serviços da Orthoi Counseling de consultoria foram criados para ajudar o ortodontista a se recolocar no mercado de uma maneira mais eficiente, sem perder tempo e dinheiro. Para quem quiser o website da minha clinica é http://www.orthoi.com.br/
Marlos Loiola - Você acredita que a tecnologia é o grande aliado do Ortodontista Contemporâneo? Quais ferramentas você julga indispensável para um profissional de ponta?
Dr. Adriano Araújo - Não acredito, eu tenho certeza. Vivemos essa evolução todos os dias. Veja a evolução da telefonia móvel. Hoje falamos com uma pessoa do outro lado do mundo, vemos o rosto da pessoa e ainda não pagamos nada por isso (skype.com). A Ortodontia também mudou bastante, mas as pessoas não querem ver, a maioria tem medo de sair da sua zona de conforto e encarar a realidade. As vezes é mais fácil reclamar do mercado, dos concorrentes e do Brasil. Uso brackets autoligados há 8 anos , mini implantes há 10 anos e técnica lingual por computador nem chegou no Brasil e já uso há 5 anos. Não somente na ortodontia técnica temos que evoluir mas também no mundo virtual. Quanto antes o profissional da saúde se modernizar tecnicamente e entrar no mundo online melhor será. Websites próprios, newsletters, youtube, comunidades sociais, etc. A ferramenta indispensável é a inovação.
Marlos Loiola - Além do efeito estético que o aparelho lingual propicia, quais benefícios este recurso dá ao profissional e ao paciente?
Dr. Adriano Araújo - Nunca trabalhei com a técnica Lingual convencional e sim somente com a individualizada por computador Incognito (antiga iBraces) http://www.hiddenbraces.com/ Esta técnica oferece uma finalização mais precisa pois os fios também são individualizados pelo computador, menos quebra e maior controle ao profissional, além é claro, de ser o único aparelho100 % invisível para o cliente. Também mais confortável, por ser bem menor que os brackets lingual disponíveis.
Marlos Loiola - Dr. Adriano você também é autor de dois BLOGS (Blog Interativo do Adriano - Dental Press e OrtoEvolução da 3M). Qual a importância destes meios de comunicação no nosso meio?
Dr. Adriano Araújo - Comecei meu primeiro Blog em 2007 no blogspot http://www.orthoi.blogspot.com/ , mas como esta ferramenta ainda não era tão conhecida, fui perdendo o interesse de escrever sequencialmente. No ano passado (2009) dei um treinamento para equipe de vendas da 3M no Brasil, mostrando a capacidade de vendas da Orthoi e da produtividade dos aparelhos sofisticados. Nesta época fiquei sabendo da criação do website Ortoevolução e desde então sou um dos ortodontistas convidados http://www.ortoevolucao.com.br/blog.php?cd_autor=32 Sobre meu Blog pessoal publicado atualmente no Portal da Dental Press, recebi um convite direto do Dr Bruno Furquim. Na época estava atualizando o portal e decidimos fazer algo diferente. Assim o Blog foi nominado Cartas e tem carater multimidia, com videos, fotos, podcats e posts em texto é claro.Visite http://www.dentalpress.com.br/ clicar no Blog do Adriano. O Blog é um canal importante de comunicação com meus alunos e outros colegas ortodontistas. Não o uso como ferramenta para dentro do consultório. Para isso indico o facebook ou twitter.
Marlos Loiola - Gostaria que nos falasse dos seus projetos para o próximo ano. Publicações, trabalhos e cursos.
Dr. Adriano Araújo - Fui convidado para ministrar a Disciplina de Gestão de Serviços ao Cliente na pós-graduação de Admnistração e Marketing de uma conceituada instituição da nossa região, novo desafio, já que sempre dei aula para dentistas. Também para o ano de 2011 estamos organizando o primeiro Meeting Empresarial de Ortodontia no Brasil com formato super interessante focando a Gestão dos nossos consultórios com grandes palestrantes aberto para um seleto e pequeno grupo, aqueles ortodontistas empreendedores. Também vamos organizar uma Mini-Residência em Ortodontia no Exterior. Seguirei com minhas linhas de pesquisa, cursos de Ortodontia e os treinamentos da Orthoi Counseling, consultoria para ortodontistas de todo o Brasil que faço na própria clínica com módulos de 1 a 3 dias. Ou para grupos organizados em outros Estados. Mais infos de novo http://www.orthoi.com/
Marlos Loiola - Espero em breve contar com sua presença aqui em Salvador, para que os membros do GEORTO possam ter acesso aos protocolos inovadores da Orthoi.
Dr. Adriano Araújo - Com maior prazer. Ja escrevi em uns dos meus posts que a melhor maneira de aprender hoje em dia é com cursos para grupos pequenos. Os congressos são hoje uma combinação de mercado de lançamentos e sociedade para o Networking e não de aprendizado como antigamente. Ja li a respeito do GEORTO e parabens pela iniciativa. Em breve espero estar pessoalmente respondendo as questões do grupo todo.
Marlos Loiola - Prof. Dr. Adriano suas considerações finais.
Dr. Adriano Araújo - Dr Marlos Loiola e toda equipe do Ortodontia Contemporanea. Foi um prazer participar do seu Blog. Espero continuar prosperando e um dia voltar a participar e dividir minhas ideias com voces. Parabéns.
Link da clinica Orthoi do Dr. Adriano Araújo:
Link da Orthoi no Twitter:
http://twitter.com/#!/orthoi
Link do BLOG Dr. Adriano Araújo na Dental Press:
http://dentalpress.com.br/blog/adrianomarotta/
Link do Dr. Adriano no Blog Ortoevolução da 3M:
http://www.ortoevolucao.com.br/blog.php?cd_autor=32
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
2 anos já vai para a escola
Olá amigos do Ortodontia Contemporânea! Sou Wendel Shibasaki e estou neste projeto, capitaneado pelo Dr. Marlos Loiola, desde sua concepção, há exatos 2 anos.
Agora, com 2 anos de idade, o Blog Ortodontia Contemporânea une forças com o GEORTO para anunciar uma sequência de cursos oferecidos aos participantes do grupo de estudos:
Muitos outros cursos estão em fase final de negociação para viabilizarmos para nosso grupo. Anunciaremos na medida das confirmações. Aguardem!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Parabéns!!! 2 ANOS
Ortodontia Contemporânea
Exemplo de dedicação, exemplo de educação continuada, que em dois anos nos apresentou conhecimento e os assuntos embasados sempre em artigos científicos. Hoje, Ortodontia Contemporânea é uma fonte de informações de acesso rápido e fácil com todos os artigos resumidos de forma clara e objetiva, desta forma favorecendo a atualização de toda a classe. Além disso, Ortodontia Contemporânea disponibiliza um espaço para debates e troca de conhecimento entre os profissionais, fortalecendo ainda mais o conhecimento.
O “BLOG” sem dúvida nenhuma é isso tudo, mas o “BLOG” não existiria se não fosse nosso colega Marlos Loiola, que com seu incansável esforço para manter a ortodontia em um padrão de excelência vem nos possibilitando conhecimentos atualizados na área.
Marlos Loiola,
Só temos a agradecer e parabenizá-lo por tudo que o BLOG representa para a ORTODONTIA CONTEMPOTÂNEA
Marcos Oliva
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
02 anos do Ortodontia Contemporânea
Abraços,
Marlos Loiola
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Estatisticas dos dois anos do Ortodontia Contemporânea
227.806 visitas
Visitantes de 126 Países já passaram pelo BLOG
200.972 são Brasileiros
15.065 Portugueses
1.227 Norte americanos
No Brasil recebemos visitas de 393 cidades
Os colegas de São Paulo (capital) são os que mais visitam o Blog: 28.823
Seguidores do Rio de Janeiro (Capital) : 18.383; Belo Horizonte: 9.383; Brasilia: 7.803 e Salvador: 7.050 visitas
Fonte: Google Analytics
O BLOG conta com 233 Seguidores diretos
Nossa pagina no Twitter (@ORTODONTIA) conta com mais de 920 seguidores
No Ortodontia Contemporânea Já foram realizadas 593 Postagens, nestes dois anos.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Pensamento da Semana
sábado, 4 de dezembro de 2010
Pensamento da Semana
Helen Keller
1880 - 1968
Link sobre a autora:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller
Abraço ao JV (Blog do Dentista) e aos demais colegas, por esta bela iniciativa !!!
Natal pelos Blogs de Odontologia: