Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Luca Lombardo; Antonio Gracco; Francesco Zampini; Filippo Stefanoni; Francesco Mollica; do Department of Engineering, University of Ferrara, Ferrara, Italia e do Department of Orthodontics, University of Ferrara, Ferrara, Italia. Mostra um estudo feito com metodo dos elementos finitos para avaliar a eficiencia dos mini implantes palatinos.
O estudo foi realizado com o objetivo de testar a hipótese de que o osso palatino não é capaz de suportar mini parafusos de titânio (11 mm de comprimento e 2 mm de diâmetro), quando submetido a forças normalmente geradas durante tratamento ortodôntico.
O sistema de mini implantes no osso palatino foi modelada e analisada usando o Método dos Elementos Finitos com o software ANSYS Multiphysics 10,0; testes foram realizados em ambos as situações em estado de osseointegração total e na ausência dele. Os cálculos foram realizados em ambos os casos em configurações onde o mini parafuso foi inserido em duas diferentes nas regiões palatinas: no Primeiro foi ancorada em uma camada de osso cortical e no osso trabecular; no segundo, duas camadas de osso cortical e o osso trabecular entre eles estavam envolvidos. Duas diferentes cargas foram levados em conta, 240 g\f e 480 g\f, sendo que ambos estão dentro do normal para o tratamento ortodôntico, e aplicada a força na cabeça do mini parafuso.
Os resultados demonstraram que os mini parafusos inseridos no palato pode ser ancorados no ósso e carregado dentro da escala de força ortodontica normal, sem exceder os níveis de estresse que possa levar a fraturas ósseas. O sistema osteointegrado foi caracterizado por um baixo nível de estresse do que a um nonosseointegrado, mas a região de ancoragem de segunda camada de osso cortical marcadamente pode reduzir o stress no osso trabecular, melhorando assim a estabilidade do implante, também na ausência de osseointegração.
A hipótese levantada foi rejeitada. Os Mini parafusos ortodonticos carregados de força não deve exceder os níveis de estresse pois levam a fratura óssea.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !