Neste artigo de 2019, publicado pela Dental Press Journal of Orthodontics, pelos Autores Murilo Augusto Anacleto, Bernardo Quiroga Souki. Da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Odontologia (Belo Horizonte/MG, Brazil). Mostra a proservação e acompanhamento de uma finalização a longo prazo e sua avaliação através da utilização de sobreposição de modelos digitais.
Historicamente, seja para fins de pesquisa ou acompanhamento clínico, a avaliação ortodôntica dos movimentos dentais foi feita usando modelos de estudo de gesso e radiografias bidimensionais (2D). No entanto, novas fronteiras para o diagnóstico, planejamento e avaliação de resultados de tratamentos ortodônticos surgiram, devido às ferramentas digitais revolucionárias que permitem uma análise computadorizada tridimensional (3D) de movimentos dentais por meio de modelos digitais. No entanto, o software para análise 3D costuma ser caro, resultando em acesso limitado aos ortodontistas. O presente estudo teve como objetivo descrever, por meio de um caso clínico apresentado ao Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, um método para a sobreposição de modelos digitais da maxila utilizando um software de código aberto para avaliação de movimentos dentais.
Os autores concluíram o artigo afirmando que a superposição de modelos digitais 3D permite uma análise interessante do movimento dentário que não pode ser realizada com os modelos convencionais de gesso. Ao mesmo tempo, a possibilidade de o operador selecionar regiões de interesse neste software de código aberto torna mais democrático o uso dessa nova tecnologia.
Link do Artigo na Integra via Scielo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !