Neste artigo 2109, publicado na Progress in Orthodontics, pelos Autores Gülşilay Sayar e Delal Dara Kılınç; Do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Istanbul Medipol University, Unkapanı–Fatih/Istanbul, Turkey. Mostra um estudo comparativo de avaliação da sutura palatina mediana através de cortes tomograficos.
O estudo teve o objetivo comparar a relação entre resultados esqueléticos e dentários do tratamento da expansão rápida da maxila (ERM) em imagens de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) entre pacientes com pico pré-púbere (pré-pico) e pico pós-puberal (pós-pico). A hipótese nula foi a de que não houve diferença nos resultados do tratamento da ERM entre os grupos.
Trinta e dois pacientes foram submetidos ao protocolo de tratamento ERM e foram classificados de acordo com os níveis de maturação de sutura palatina mediana e, em seguida, divididos em dois grupos como pré-pico e pós-pico. As medidas esqueléticas e dentárias foram realizadas nas imagens de TCFC em T0 (estágio pré-tratamento) e em T1 (estágio pós-tratamento). O teste t pareado foi usado para avaliar os dados distribuídos normalmente e P menor que 0,05 foi considerado como nível de significância.
Houve diferenças significativas entre T0 e T1 dentro dos grupos, mas as mudanças entre os grupos de pacientes pré-pico e pós-pico não foram estatisticamente significantes.
Os autores concluir que as Mudanças encontradas entre os dois grupos não foram significantes, e a hipótese nula foi excluída.
Link do Artigo na Integra via Progress in Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !