ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação da eficiência de alinhamento de fios de níquel-titânio e cobre-níquel-titânio em pacientes submetidos a tratamento ortodôntico em um período de 12 semanas: ensaio clínico controlado randomizado

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Avaliação da eficiência de alinhamento de fios de níquel-titânio e cobre-níquel-titânio em pacientes submetidos a tratamento ortodôntico em um período de 12 semanas: ensaio clínico controlado randomizado





Neste artigo de 2018, publicado pelo Korean Journo of Orthodotnics, pelos autores Burcu AydınNeslihan Ebru ŞenışıkÖzgür Koşkan; do Department of Orthodontics, Faculty of Dentistry, Suleyman Demirel University, Isparta, Turkey e do Departments of Animal Science, Genetics, and Biometrics, Faculty of Agriculture, Suleyman Demirel University, Isparta, Turkey. Buscou avaliar a eficiência dos fios de Niquel titânio e Cobre-Niquel-Titanio.

O estudo teve como objetivo comparar a eficiência do alinhamento e as alterações da dimensão do arco intermaxilar de arcos arredondados de níquel-titânio (NiTi) ou cobre-níquel-titânio (CuNiTi) com diâmetros crescentes aplicados sequencialmente ao arco mandibular.

A fase inicial de alinhamento do tratamento ortodôntico fixo com fio redondo de NiTi ou CuNiTi foi estudada em uma amostra aleatoriamente alocada de 66 pacientes. O grupo NiTi foi composto por 26 mulheres, 10 homens e o grupo CuNiTi (27ºC) composto por 20 mulheres, 10 homens. Os critérios de elegibilidade foram os seguintes: apinhamento mandibular anterior de no mínimo 6 mm de acordo com o Índice de Irregularidade de Little (LII), tratamento sem necessidade de extrações de pré-molares, 12 a 18 anos, dentição permanente, má oclusão Classe I esquelética e odontológica. O desfecho principal foi o alinhamento dos dentes anteriores da mandíbula; O desfecho secundário foi a mudança nas dimensões do arco dentário mandibular durante 12 semanas. Aleatorização simples (razão de alocação 1: 1) foi usada neste estudo duplo-cego. As dimensões do LII e do arco mandibular foram medidas em modelos odontológicos digitais tridimensionais em intervalos de duas semanas.

Não houve diferença estatisticamente significante entre NiTi e CuNiTi de acordo com LII. Os perímetros das arcadas intercaninos e intermolares aumentaram no grupo CuNiTi. Largura entre os primeiros pré-molares mostrou uma interação estatisticamente significativa na aplicação x semana x diâmetro.

Os autores concluir que os efeitos dos arcos redondos NiTi e CuNiTi foram similares em termos de eficiência de alinhamento. No entanto, os perímetros do arco intercaninos e intermolares e as mudanças da largura entre os primeiros pré-molares diferiram entre os grupos.

Link do artigo na integra via KJO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !