Neste artigo de 2012, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Jae-Jung Yu; Gyu-Tae Kim; Yong-Suk Choi; Eui-Hwan Hwang; Janghyun Paek;
Seong-Hun Kim; John C. Huang; do Department of Oral and Maxillofacial Radiology,
Kangdong Sacred Heart Hospital, Hallym University Medical
Center, Seoul, Korea; Department of
Oral and Maxillofacial Radiology, Kyung Hee University, Seoul,
Korea; Department of Prosthodontics, Kyung Hee
University, Seoul, Korea; Department of Orthodontics, Collegeof
Dentistry, Kyung Hee University, Seoul, Korea; Division of
Orthodontics, Department of Orofacial Science, University of
California, San Francisco. Avalia a precisão de um guia cirúrgico para inserção de mini implantes ortodonticos com auxílio de tomografia computadorizada de feixe cônico.
Este estudo foi realizado com o intuito de validar a exatidão de um Stent cirurgico guiado por tomografia computadorizada de feixe cônico para colocação de mini-implante ortodontico (OMI) e também, avaliar quantitativamente a diferença entre a posição prescrita e real de mini-implantes em imagens TCFC pré e pós operatório.
Um stent cirúrgico foi fabricado usando Teflon-perfluoroalcoxi, que tem propriedades biológicas adequadas de atenuação de raios-x. O Polivinil siloxano, material de impressão foi utilizado para proteger o stent cirúrgico em mandíbulas de suínos. Digitalização com TCFC foi feito com o stent no lugar para virtualmente inserir os mini-implantes utilizando um software tridimensional (3D). Um ponto de inserção apropriado foi determinado utilizando os dados de reconstrução 3D, e as angulações verticais e horizontais foram determinados utilizando quatro ângulos prescritos. Uma chave com design personalizado foi usado para perfurar um buraco de guia dentro do stent cirúrgico, conforme prescrito nas imagens TCFC para a inserção de 32 Mini-implantes Ortodonticos. As mandíbulas com um stent cirúrgico no local foram examinadas novamente com TCFC para medir os desvios entre os dados de planejamento virtuais e resultados cirúrgicos.
A diferença entre o ângulo prescrito e real vertical foi de 1,01 +- 7,25, e a diferença horizontal foi de 1,16 +- 6,08. O coeficiente de correlação confirma que não houve variabilidade intra em qualquer um dos vetores horizontais (R = 0,97) ou vertical (R = 0,74).
Concluíram que o stent cirúrgico neste estudo com guias de mini-implantes para a posicionamento indicado com o planejado em TCFC. Pode ser considerado como uma ferramenta de guia preciso para colocação de mini-implantes para uso clínico. Uma vez que a diferença estatística não foi significativa.
Link do artigo na Integra via Angle Orthodontist:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !