Mais um artigo OrtoTecnologia na Revista da Sociedade Paulista de Orotodontia (OrtodontiaSPO). Compartilhando algumas terminologias, conceitos, processos entre outras particularidades sobre a Impressão 3D. Suas aplicações na Ortodontia.
Completando mais de 30 artigos e 07 anos nesta coluna em uma revista que sempre acreditou no nosso trabalho. Grato ao seu Editor Chefe, Prof. Dr. Flavio Cotrim. Pelo convite e oportunidade concedida.
O objetivo deste trabalho foi explanar sobre as tecnologias de impressão 3D existentes no mercado, suas características, incluindo os materiais utilizados e suas aplicações na Ortodontia. A impressão 3D está se tornando um assunto de crescente interesse na Ortodontia, apresentando vantagens como a substituição dos modelos de gesso e a confecção de alinhadores, contenções e outros aparelhos customizados, além de permitir um melhor planejamento do caso. Entretanto, existem vários tipos de tecnologias de impressão 3D e materiais disponíveis que podem ser utilizados. As principais características a serem observadas pelo profissional na escolha de um método de impressão 3D são: a precisão, o tempo de impressão, o custo da execução e dos materiais utilizados, e a necessidade de pós-processamento e de operador qualificado. Concluiu-se que através de dados digitais podem ser criados protótipos de várias formas e materiais, que facilitam o diagnóstico e planejamento, além de possibilitar a comunicação a distância entre profissionais. As impressoras 3D estão se tornando mais acessíveis, porém o custo da execução, dos materiais utilizados e da manutenção da máquina, a necessidade de pós-processamento e de operador qualificado são questões ainda a serem consideradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !