Neste Artigo de 2019, publicado pelo The Korean Journal of Orthodontics. Pelos Autores Gaofeng Han; Jing Li; Shuo Wang; Yan Liu; Xuedong Wang eYanheng Zhou. Department of Orthodontics, Peking University School and Hospital of Stomatology, Beijing, China e da National Engineering Laboratory for Digital and Material Technology of Stomatology, Beijing Key Laboratory of Digital Stomatology, Beijing, China.
Teve o objetivo de a avaliar a precisão e a confiabilidade de um método recém-projetado para alcançar a sobreposição de modelo dental mandibular, usando o registro da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) baseada em voxel.
Quatorze mandíbulas de crânios secos e seis dentes extraídos de pacientes com periodontite grave foram utilizados para estabelecer 14 modelos de movimentação dentária ortodôntica. O protocolo consistiu em duas etapas: na primeira, foi realizada a sobreposição da mandíbula à CBCT à base de voxel; a referência compreendia a porção externa da sínfise, estendendo-se ao primeiro molar. A imagem do modelo dental digitalizado a laser foi então integrada à imagem da TCFC para alcançar a sobreposição do modelo dental mandibular. Todo o processo levou aproximadamente 10 minutos. Seis pontos de referência foram atribuídos aos dentes para medir o deslocamento dentário, usando o deslocamento dentário nas mandíbulas digitalizadas a laser sobrepostas como padrão de referência. A precisão foi avaliada comparando-se as diferenças no deslocamento dentário com base no método e no padrão de referência. Dois observadores realizaram sobreposição para avaliar a confiabilidade.
Para os deslocamentos tridimensionais dos dentes, as diferenças entre o método e o padrão de referência não foram significativas nos grupos molar, pré-molar ou incisivo (p maior que 0,05). Os coeficientes de correlação intraclasse para as confiabilidade inter e intra-observador de todas as medidas foram maiores que 0,92.
Os Autores concluíram que o método de sobreposição do modelo dental mandibular com base no registro de voxel é preciso, confiável e pode ser realizado dentro de um período razoável de tempo in vitro, demonstrando potencial para uso em pacientes ortodônticos.
Link do Artigo na Integra via e-KJO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !