Neste artigo de 2014, publicado no International Journal of Dentistry, pelos autores Soon-Yong Kwon, Yong Kim, Hyo-Won Ahn, Ki-Beom Kim, Kyu-Rhim Chung, and Seong-Hun Kim (Sunny); do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Kyung Hee University; Department of Orthodontics, Center for Advanced Dental Education, Saint Louis University-USA; Department of Orthodontics, School of Medicine, Ajou University; Republic of Korea. Demonstra a customização passo a passo de uma aparatologia ortodontica lingual atraves do criação e sistemas cad/cam, prototipagem e suas aplicações clinicas.
A disponibilidade de tecnologia de digitalização 3D do modelo dentário, combinada com a capacidade de registrar dados de TCFC com modelos digitais, permitiu a fabricação de guias para cirúrgica ortognática CAD / CAM, aparelhos ortodonticos personalizadas e sistemas de colagem indiretas.
Neste estudo, os aparelhos ortodônticos linguais foram personalizados e projetados pela fusão de imagens de modelos 3D com cefalogramas laterais e póstero-anterior. Ao exportar informações de design em um software CAD 3D, foi produzido um protótipo por estereolithografia e converteu-o em um aparelho liga de cobalto-cromo como uma forma de combinar técnicas de revestimento e materiais protéticos tradicionais.
Apesar do procedimento de montagem do aparelho ser reforçado, a tecnologia CAD simplificado o processo de fabrico, eliminando a fase de soldadura. Este artigo descreve a fabricação por CAD / CAM de um aparelho lingual para retração anteroposterior ligado para a retração intrusiva dos dentes antero superiores. Além disso, o método CAD / CAM elimina a etapa extra de determinação do braço de alavanca sobre os cefalogramas laterais e modificações de projeto subsequentes em
modelo de estudo.
Os autores concluíram que a Tecnologia CAD, datada de fusão de imagem do modelo 3D e cefalogramas ou exames tomográficos, permite uma melhor precisão no desenho da aparelho ortodôntico. Usando um projeto assistido por computador e fabricação do aparelho, os seguintes resultados foram obtidos:
(1) Redução no uso de fios auxiliares e a distorção do aparelho durante a fundição;
(2) O diâmetro do fio deve ser maior do que 0,9 mm, causa resistencia à força de retracção.
Link do artigo na integra via ncbi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !