![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFhY3EaE1rKtJkDWysGlqjLz4s3Haw1wwzV34jSex1WdGBR4xTX-FF4X625iagYn6QouTC51L8JkzC-2NW-eft3NVlncpPfD5G_bjJlBPi3LdCt7nIryIsAdn0O2Ahxpo8zqSZ5QxZvrbF/s400/amigo+dos+estudos.gif)
Muitos são os artigos disponíveis para leitura na net. Prova disso é a grande procura do Ortodontia Contemporânea. Blog que seleciona, comenta e cataloga artigos por área.
E se a demanda aumenta, a produção tem que correr atrás.
Hoje são mais de 700 artigos neste site e muito mais soltos pela web, no Brasil e em muitos outros países. Com alguma freqüência, utilizamos técnicas para acessar conteúdos de outros países que não são visualizados com facilidade para poder disponibilizar neste site (sempre de forma legal e citando com destaque a fonte, autores e instituições das quais participam)
Mas, com tantos artigos assim, você consegue filtrar o que tem mesmo relevância e os que foram feito com certo descaso, apenas para cumprir as obrigações de curso? Consegue fazer uma análise crítica do que está lendo? Consegue entender o porquê de um artigo não ser aceito para publicação ? Talvez não seja política.
Este trabalho publicado na Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, em 2004, traz um passo-a-passo de como realizar uma análise crítica de um artigo. Muito bom !
Parabenizo os autores, Aline Nascimento Crato, Letícia Ferreira Vidal, Patrícia Andrade Bernardino, Humberto de Campos Ribeiro Júnior, Patrícia Maria Pereira de Araújo Zarzar, Saul Martins de Paiva e Isabela Almeida Pordeus
do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFMG, pelo belo trabalho .
Palavra dos autores:
Atualmente, muitos periódicos científicos são publicados; porém, nem todas as informações contidas nestes são confiáveis. Faz-se necessário, então, que os profissionais de saúde adquiram o hábito de realizar uma leitura crítica da literatura científica para que possam julgar a validade dos trabalhos publicados. Neste contexto, o objetivo desse estudo foi auxiliar os leitores a identificar e selecionar artigos com valor científico e ainda analisá-los criticamente. Para esse fim, os requisitos necessários para realização de uma análise crítica da literatura científica foram analisados.
Para o trabalho completo clique no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !