ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Alterações dos tecidos moles após a extração de Pré-molares em pacientes sem crescimento com protrusão bimaxilar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alterações dos tecidos moles após a extração de Pré-molares em pacientes sem crescimento com protrusão bimaxilar


Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Rosalia Leonardi; Alberto Annunziata; Valeria Licciardello; Ersilia Barbato; do Department of Orthodontics, University of Catania, Catania e do Department of Orthodontics, University of Rome, Roma, Italia. Mostra um estudo de revisão no qual mostra quantitativamente as alterações teciduais em pacientes submetidos a exodontias de pré molares biprotrusos.

Este artigo foi publicado com o intuito de quantificar a quantidade de alterações teciduais perioral após a extração de quatro pré-molares em pacientes com protrusão bimaxilar que haviam quase terminado o crescimento puberal ativo.

A pesquisa bibliográfica foi conduzida com o objetivo de identificar os ensaios clínicos que avaliaram alterações cefalométricas perioral de tecido mole em pacientes acometidos por biprotrusão e tratados com extrações. Bases de dados eletrônicas (PubMed, ISI WoS Ciência Citation Index Expanded, e HubMed) foram pesquisados. Os resumos que apareceu para cumprir os critérios de seleção inicial foram selecionados, e o texto completo dos artigos originais foram recuperados e analisados. Apenas artigos que preenchiam os critérios de seleção final foram finalmente considerados.

Nove resumos preenchiam os critérios iniciais de inclusão e esses artigos foram recuperados. Destes, cinco foram posteriormente rejeitados principalmente porque a amostra foi tratada com indivíduos em crescimento. Quatro artigos permaneceram e mostraram que os lábios superior e inferior retraído e o ângulo nasolabial aumentou após a extração dos pré-molares. Retração do lábio superior variou de 2 mm a 3,2 mm, retração do lábio inferior, variou de 2 mm a 4,5 mm.

A protrusão labial melhora após a extração de quatro pré-molares e essa melhora é previsível. No entanto, as mudanças são pequenas e não modificam dramaticamente o perfil. A''piora no perfil'' não é de se esperar. A variação individual na resposta foi grande.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !